Música + Estilo + Comportamento

Search
Close this search box.

publicidade

Digitaldubs promove encontro inédito entre Tom Zé e Lee ‘Scratch’ Perry

compartilhe

Digitaldubs promove encontro inédito entre Tom Zé e Lee ‘Scratch’ Perry no novo single ‘Estudando o Dub’.

Nesta sexta-feira (15/dez), um single totalmente inesperado e hipnotizante chega às plataformas de streaming.

Produção do sound system carioca Digitaldubs, a faixa “Estudando o Dub” tem nos vocais duas entidades musicais: Tom Zé e Lee ‘Scratch’ Perry.

Este encontro inédito, com resultado dançante e psicodélico, se deve ao DJ e produtor Marcus MPC, que concebeu a música a partir de uma faixa do álbum do baiano Tom Zé “Estudando o Samba”, de 1976, considerado um dos melhores discos brasileiros, e a vislumbrou como parte do universo próprio do jamaicano Lee Perry, um dos nomes fundamentais da história do Reggae e do Dub.

Marcus MPC

Tom Zé e Lee Perry são pioneiros e heróis da música pop experimental e estão com 81 anos! …

Eles não se conheciam e achei que deveriam se conhecer – conta MPC, que teve a ideia de produzir o single ao ouvir a música “Toc”, de “Estudando o Samba”.

Em 2015, aproveitando um show de Perry em São Paulo (que o Digitaldubs abriu), o produtor convenceu o artista jamaicano a gravar um vocal para a faixa.

Um ano depois, foi a vez de Tom Zé gravar sua participação.

A letra brinca com a frase “open the door / abra a porta”, espécie de mantra para que percebamos as oportunidades que aparecem – na música e na vida.

“Estudando o Dub” será lançado nas plataformas de streaming dia 15 de dezembro de 2017, acompanhado de um clipe em animação.

Em 2018, será lançado em formato vinil com versões dub. Leia em anexo o release completo do single, escrito pelo jornalista e historiador musical inglês David Katz, autor dos livros “People Funny Boy: The Genius of Lee Scratch Perry” e “Solid Foundation: An Oral History of Reggae”.

Abra a porta, os ouvidos e deixe-se hipnotizar:

Sobre o Digital Dubs:
Digitaldubs é o primeiro sound system do Rio de Janeiro, revolucionando de forma impactante o cenário da música independente carioca e a musicalidade do Reggae brasileiro.

O coletivo inspirou a criação de outros sound systems pelo Brasil, além de se tornar o principal representante do país na cena Dub internacional com diversas turnês pela Europa, EUA e América Latina.

Ao vivo, o DJ Marcus MPC faz uma seleção musical dinâmica capaz de conquistar qualquer um, cobrindo todos os estilos da música jamaicana com muita propriedade, indo dos clássicos do Reggae Roots, do RockeSteady e do Ska, até as últimas novidades do New Roots, Dub e Dancehall – incluindos os hits e sons exclusivos.

Os MCs residentes Jeru Banto e Jota 3 completam a animação o baile, cantando e fazendo improvisos.

O grupo tem um profundo trabalho de produção musical que se caracteriza por uma mistura original do Dub e Dancehall jamaicanos com elementos brasileiros, baseado em muita pesquisa e experimentação.

Esse material está presente em diversos álbuns e singles lançados em vinil, tanto seu próprio selo independente, como em renomadas gravadoras internacionais como ROIR e Soul Jazz.

As colaborações do coletivo incluem lendas do reggae mundial, como Ranking Joe e Cedric Myton do “the Congos”, e grandes nomes da música brasileira como B Negão e Black Alien.

 

publicidade