Música + Estilo + Comportamento

Search
Close this search box.

publicidade

Saint Sister revela novo single Manchester Air

compartilhe

SAINT SISTER
REVELA NOVO SINGLE MANCHESTER AIR

NOVO ÁLBUM ‘WHERE I SHOULD END’ SERÁ LANÇADO EM 25 DE JUNHO

Saint Sister – a dupla baseada em Dublin da compositora Morgana MacIntyre e da harpista e produtora Gemma Doherty – revelou sua nova música ‘Manchester Air’, o quinto single de seu segundo álbum Where I Should End, que será lançado em 25 de junho, também anuncia uma turnê de 13 datas na Irlanda e no Reino Unido.

‘Manchester Air’ foi escrito nas semanas que antecederam o referendo de 2018 sobre a Oitava Emenda na Irlanda, que atuou efetivamente como uma proibição do aborto na República.

Até sua revogação por uma maioria histórica e esmagadora, a lei forçou gerações de mulheres irlandesas a viajar para o Reino Unido para ter acesso a serviços de aborto.

Inspirada no movimento irlandês pró-escolha, a música reflete a jornada de um jovem casal para Manchester enfrentando uma gravidez inesperada.

Com uma introdução etérea, a música se transforma em uma melodia folk que reflete essas jornadas desgastadas pelo tempo.

MacIntyre explica que a música “remete às velhas canções irlandesas sobre sair de casa, a constante caminhada dos irlandeses pela água”.

A dupla cantou a música pela primeira vez no fim de semana do referendo, na Inis Oírr, a menor das ilhas Aran. Refletindo sobre o momento histórico em que a lei foi derrubada, MacIntyre relembra “Escrever essa música foi como um pedido de ajuda.

No fim de semana em que os resultados chegaram, comemoramos gritando no mar, sentindo o peso de tudo isso nos lavando.

Tocamos a música pela primeira vez naquele fim de semana e não parecia mais um grito de socorro, mas sim um grito por cada mulher traída pelo Estado e, ao mesmo tempo, um grito de alívio, um aceno para o futuro.”

Um vídeo ao vivo  de ‘Manchester Air’ também foi lançado hoje. Dirigido por Ellius Grace <http://www.elliusgrace.com/> , o filme mostra a dupla interpretando uma versão íntima e acapella à beira-mar de Dublin. A banda também lançou o primeiro “Stories behind the Songs”  para Manchester Air, uma série onde a banda narra sua experiência escrevendo e gravando cada música do álbum. Também foram dirigidos por Grace e filmados em filme de 16 mm.

‘Manchester Air’ segue ‘Karaoke Song’‘Dynamite’  e ‘The Place That I Work’  com Lisa Hannigan e o mais recente single ‘Oh My God Oh Canada’.  Todos os cinco singles farão parte do próximo álbum do Saint Sister, Where I Should End.

Um projeto incrivelmente prático, cada faixa do novo álbum foi escrita, arranjada e produzida pela banda.

Sobreposição de sintetizadores e bateria eletrônica com harpa, cordas (tocadas por Crash Ensemble), piano e outros componentes de banda ao vivo, Where I Should End – gravado no The Meadow Studio, Co. Wicklow com Rian Trench e mixado em Berlim com Benedikt MacIsaac —Abre novos caminhos sonoros para Saint Sister, enquanto exibe suas composições mais confessionais até o momento.

Vindas do norte da Irlanda, MacIntyre e Doherty se encontraram em Dublin em 2014, antes de lançar seu primeiro EPMadrid no ano seguinte.

Where I Should End segue seu álbum de estreia Shape of Silence, que recebeu aclamação da crítica e indicações para o álbum do ano no RTE Choice Music Prize em 2018 e no Northern Irish Music Prize.

Após seu lançamento, Saint Sister fez uma turnê extensa pela Europa e os EUA, incluindo sua maior turnê pelos Estados Unidos até o momento com Keane em 2020, interrompida devido ao COVID-19.

A banda também apoiou Hozier e Lisa Hannigan em suas turnês internacionais, e filmou um Tiny Desk Concert.  Falando sobre o show, o apresentador do All Things Considered, Bob Boilen, disse:

“Saint Sister faz o tipo de música que tenho sido fascinado por grande parte da minha vida, música que mistura o orgânico com o eletrônico… Essa mistura está no coração de minha paixão por Saint Sister.”

Where I Should End agora está disponível para pré-venda. Ouça ‘Manchester Air’ aqui. Os ingressos para a turnê estarão à venda na terça-feira, 1º de junho de 2021, às 10h BST, disponíveis em www.saintsisterband.com

www.saintsisterband.com
www.facebook.com/Saint.Sister.band
www.twitter.com/Saint_Sister_
www.instagram.com/saint_sister_

publicidade