Música + Estilo + Comportamento

Pesquisar
Close this search box.

publicidade

Gabriel Evoke é o primeiro brasileiro a lançar pelo projeto The Outlaw Ocean

compartilhe

O americano Ian Urbina, jornalista investigativo do New York Times e National Geographic, é quem está por trás da ação!

Fazendo música a partir do jornalismo.

Este é o slogan e a essência de um projeto muito  interessante e criativo comandado por Ian Urbina, um renomado jornalista investigativo que durante 5 anos viajou pelos oceanos do planeta investigando diversos crimes cometidos em alto mar, da poluição à pirataria, passando pela escravidão, trabalho infantil e muitos outros problemas — essas histórias renderam uma série de artigos no jornal mais tradicional e influente do mundo, o The New York Times.

Além disso, essa longa jornada deu vida ao livro The Outlaw Ocean, lançado em agosto de 2019, onde ele narra uma emocionante história de aventura, expondo situações inimagináveis e uma realidade perturbadora (e às vezes inspiradora), onde qualquer um pode fazer qualquer coisa porque praticamente ninguém está vendo.

Mas o que isso tem a ver com música?

Nós te explicamos agora.

Ian possui uma visão análoga bem interessante sobre músicos e jornalistas: para ele, ambos são contadores de histórias, o primeiro utiliza sons, o segundo palavras — então por que não unir esses dois universos?

Foi aí que ele decidiu convidar diversos produtores ao redor do globo (mais de 40 países integram essa lista) para que cada artista deixasse sua impressão criando faixas relacionadas a capítulos específicos do livro, cada um com seu estilo musical — incluindo Eletrônica, Ambient, Clássica ou Hip Hop.

O grande lance é que durante sua expedição ele construiu uma biblioteca de áudio enorme com diversas gravações, desde sons texturizados, como metralhadoras na costa da Somália, pássaros e motores de barco, até marinheiros cantando em cativeiro no mar do Sul da China.

Além desse projeto escrito e musical, logo The Outlaw Ocean receberá uma adaptação para as TVs, já que Leonardo DiCaprio e a Netflix compraram os direitos autorais para produzir um longa-metragem e documentário.

Mas enquanto isso não acontece, mais e mais músicas vão sendo lançadas e adicionadas nesta playlist.

No time brasileiro, o primeiro artista a receber o convite e a lançar pelo projeto é o DJ e produtor paulista Gabriel Evoke.

Ele já soma lançamentos por labels como Swerve Digital, Erase, Witty Tunes, No Preset Limited, Ole e Habitat, além de suportes recebidos de Jamie Jones, Steve Lawler, Joseph Capriati, Roger Sanchez, Eric Morillo e Neverdogs.

Agora, com este EP de cinco faixas para o projeto The Outlaw Ocean, batizado de We Will Stay, é mais uma conquista no seu currículo e mais um desafio cumprido.

“São músicas com uma pegada Ambient em que busquei retratar tudo que li em seu livro, a partir do que estudei e senti.

Foi bem desafiador, mas acima de tudo foi uma tarefa prazerosa.

O resultado final foi recebido com entusiasmo e gratidão, o que me alegrou muito”, comenta Evoke, em contato por e-mail.

O resultado final você confere abaixo:

Quer saber mais sobre o projeto?

Então conecte-se com Ian Urbina através dos links abaixo:

Facebook | Instagram | Twitter | Youtube

theoutlawocean.com

by Marllon Eduardo Gauche

publicidade