Música + Estilo + Comportamento

Search
Close this search box.
Evento

Exposição “Mundo Zira — Ziraldo Interativo” chega ao CCBB-RJ dia 6 de março no RJ

A arte inconfundível de Ziraldo ganha vida no coração do Rio, convidando cariocas e turistas para uma experiência interativa e imersiva.

A magnífica obra de Ziraldo, um dos mais renomados artistas brasileiros, ganha uma nova dimensão no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro com a exposição “Mundo Zira – Ziraldo Interativo”.

Em cartaz entre os dias 06 de março e 13 de maio de 2024 no CCBB RJ, após uma estreia aclamada no CCBB Brasília em 2022 – atraindo mais de 65 mil visitantes – a mostra é uma celebração ao talento e à imaginação do artista, que recentemente completou 91 anos.

Realizada pela Lumen Produções e pelo Instituto Ziraldo, com patrocínio da PRIO, maior empresa independente de óleo e gás do Brasil, e do Ministério da Cultura, a exposição é um tributo à trajetória multifacetada de Ziraldo como quadrinista, multiartista e escritor. Sob a direção artística e curadoria de Adriana Lins e Daniela Thomas, sobrinha e filha do artista respectivamente, “Mundo Zira” promete uma experiência sensorial e interativa, mergulhando os visitantes no universo inspirador de Ziraldo.

A mostra oferece uma jornada imersiva pelas criações mais celebradas de Ziraldo, com áreas temáticas dedicadas a clássicos como ‘Flicts’, ‘O Menino Quadradinho’ e ‘A Turma do Pererê’. A exposição se destaca por unir interatividade e tecnologia com a arte tradicional, proporcionando uma nova leitura das obras icônicas do artista. “Quando pensamos na obra do Ziraldo, pensamos no prazer, no fascínio e na alegria que ele consegue transmitir com sua arte. Agora, nessa exposição, queremos ir além das páginas, sair do papel, recriando uma conversa com o seu acervo. Em Mundo Zira, livros, quadrinhos e personagens saem das páginas e ganham novas dinâmicas pelas mãos dos visitantes”, afirma Daniela Thomas.

A filha de Ziraldo e curadora artística do Instituto complementa: “Toda exposição do Ziraldo é uma festa, e com as possibilidades interativas, essa será uma festa ainda maior, com as pessoas se relacionando com as obras. Eu acho que a nossa vida, dentro desse universo ligado aos games, às telas, vem fazendo com que as pessoas, principalmente as crianças, sintam necessidade desse engajamento para terem uma relação. É como se a visão pura já não desse mais conta da ansiedade com a experiência estética de uma obra”.
 

Projetada para fascinar públicos de todas as idades, a exposição permite a interação direta com os personagens de Ziraldo. Os visitantes são convidados a cocriar e personalizar a arte de Ziraldo, adicionando seu toque individual às composições digitais.

De acordo com Adriana Lins, diretora do Instituto Ziraldo, “essa é uma exposição para ser imersiva, divertida, dinâmica, indo além da contemplação, convidando o visitante a atuar e fazer parte da brincadeira. Pensando nessa interatividade, voltamos ao vastíssimo acervo do Ziraldo com essa ideia de dar vida ao papel, como estamos fazendo com Flicts, seu primeiro livro infantil, quando o visitante se transforma em um maestro da ‘orquestra das cores’ que compõe a história. Em Mundo Zira, o público é ao mesmo tempo personagem e coautor desse universo ziraldiano”.

Enaltecendo a trajetória ímpar de Ziraldo, que desde os anos 60 criou personagens icônicos que atravessaram gerações, a exposição no Rio apresenta novidades exclusivas. Além das atrações já admiradas em Brasília, duas áreas inéditas enriquecem a experiência. A primeira, um mini estúdio, onde os visitantes têm a chance de se verem dentro dos desenhos do cartunista. A segunda, um caça palavras cromático convida a uma busca por frases emblemáticas do escritor, envolvendo os participantes em uma jornada lúdica pela literatura de Ziraldo.

O percurso da exposição incentiva a criatividade e a imaginação, com um design que mescla painéis projetados e artes gráficas, criando uma imersão total no “Mundo Zira”. Adultos e crianças poderão interagir com o universo fascinante dos personagens, vivenciando de perto histórias inspiradoras da literatura infanto-juvenil brasileira.

“Mundo Zira – Ziraldo Interativo” é, portanto, mais que uma exposição visualmente deslumbrante; é um convite ao estímulo da criatividade e da reflexão. A interação com as obras oferece uma experiência educativa, unindo arte, tecnologia e mensagens sociais e ambientais. Esses temas, tratados pioneiramente por Ziraldo desde os anos 60, permanecem não apenas contemporâneos, mas também urgentes.

O Ziraldo, através de seus personagens, vive há muitos anos no imaginário de pessoas de várias idades, e que um dia já foram crianças. Sua obra toca em mensagens importantes e ultrapassa gerações. É por acreditar nisso que estamos patrocinando a exposição e também o Instituto Ziraldo, que visa tornar atemporal e acessível a obra deste artista – criando e mantendo memórias afetivas. Para nós, é uma honra participar deste processo e ajudar a perpetuar a genialidade desse artista que escolheu o Rio de Janeiro como sua cidade e foi abraçado pelo mundo”, conta Gabriel Hackme, gestor de Patrocínios e Projetos Incentivados da PRIO. “Está no DNA da nossa empresa investir em projetos com grande potencial de conexão, emoção e transformação social, ainda mais desde o seu início e podendo unir tecnologia, criatividade e dinamismo, que fazem parte do nosso dia a dia”, complementa.

O CCBB Rio de Janeiro, no coração do Centro Histórico, abre suas portas para esta experiência imersiva, proporcionando aos visitantes uma oportunidade lúdica de se conectar com o legado de Ziraldo. A mostra, com duração de 10 semanas, promete encantar, educar e inspirar cariocas e turistas, reafirmando a importância e a atemporalidade da obra de Ziraldo no cenário cultural brasileiro.

Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Endereço: Rua Primeiro de Março, nº 66 – 4º andar – Centro, Rio de Janeiro/RJ
Período: 05 de março a 13 de maio de 2024
Funcionamento: Todos os dias, exceto terça-feira, das 9h às 20h.
Ingressos gratuitos: site CCBB Rio
Contato: (21) 3808 2020 | ccbbrio@bb܂com܂br

Digital:
Mundo Zira – Instagram
Instituto Ziraldo – Instagram / site oficial
CCBB Rio – Instagram – Facebook – Twitter – site

Ficha técnica

Coordenação Geral: Nina Luz e Marcela Sá

Curadoria e Direção de Arte: Daniela Thomas e Adriana Lins

Design: Guto Lins, Manifesto

Tecnologia: Daniel Morena, Samambaia Digital

Cenografia: T+T e Cenografia܂net

Produção: Lumen Produções

Patrocínio: PRIO

Realização:

Ministério da Cultura

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
 

Sobre o Instituto Ziraldo:
Instituição cultural que preserva e disponibiliza o acervo visual e intelectual do artista Ziraldo, é responsável pelo desenvolvimento de projetos a partir desse acervo relevante e representativo de sete décadas de nossa história atual.
 

Sobre o CCBB Rio
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e pensamento. Em 34 anos de atuação, foram mais de 2.500 projetos oferecidos aos mais de 50 milhões de visitantes. Desde 2011, o CCBB incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio de Janeiro entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 200 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e loja, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil. O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a segunda, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes.
 

Prazer, PRIO
Somos a maior empresa independente de óleo e gás do Brasil, pioneira na recuperação e aumento da vida útil de campos em produção. Criada em 2015 e com ativos localizados na Bacia de Campos, temos foco na excelência e na busca por eficiência operacional, priorizando a segurança das operações e o zelo com as pessoas e com a preservação do meio ambiente.

Carioca, a PRIO tem um propósito que supera o O&>: queremos extrair o melhor da nossa energia para transformar o Brasil em um lugar mais eficiente. Além disso, buscamos transformar a sociedade por meio do incentivo ao esporte, à cultura e à preservação do meio ambiente.

Site: Link 
LinkedIn Link
Instagram Link

Compartilhe

publicidade