Festival IMuNe 2020 se encerrou com uma celebração emocionante, em prol de vidas negras

DJ SOUND

Festival IMuNe 2020 se encerrou com uma celebração emocionante, em prol de vidas negras

  • Date: 30 - nov - 2020
  • Time: 10:00
  • Location: Minas Gerais - MG
  • Venue: Festival IMuNe 2020
  •  COMPRE AGORA

O evento online – cuja sigla significa Instante da Música Negra – reuniu Elza Soares, Renegado, Meninos de Minas, Favelinha Dance, MC Dellacroix, IMuNe, além do rapper Djonga como griot.

 O espetáculo está disponível no Youtube do coletivo IMuNe, militante pelo protagonismo de pessoas negras na música.

Vidas Negras Importam e o IMuNe Experience fez questão de ressaltar. Enquanto o protagonismo de pessoas negras na sociedade é amplamente discutido na web e nas ruas, o coletivo IMuNe realizou o 2º festival IMuNe durante os dois últimos meses.

O evento se encerrou no dia 26 de setembro com um espetáculo afroapocalíptico, que também está na web (no Youtube do coletivo IMuNe)e esteve fisicamente em duas empenas em Belo Horizonte, uma no centro e uma no Aglomerado da Serra. Aproximadamente 5 mil pessoas foram impactadas pelo festival de suas janelas.

O IMuNe Experience – a grande live de encerramento – contou com shows da deusa preta homenageada Elza Soares com Flávio Renegado, IMuNe, Meninos de Minas, MC Dellacroix, Favelinha Dance e o rapper Djonga como griot. Foram 7 mil pessoas acompanhando o festival ao vivo. Até agora o número de visualizações da live já passou de 9.400 espectadores.

O IMuNe Experience tem a direção de Lucas Costa, dramaturgia de Marcos Fábio de Faria, argumento de Bia Nogueira, figurino e arte por Daiana Arcanjo e Carina Fonseca e inspiração oriunda da Teoria Afroapocalíptica criada pelo multiartista Rodrigo Jerônimo.

O espetáculo-live foi a celebração da luta pelas vidas negras e cumpriu muito bem o seu papel de emocionar o público e arrecadar verba para o fomento de carreiras de artistas negrxs.

Vale lembrar que a campanha solidária “Imunidade Sonora” segue em atividade até o dia 04/10, com o objetivo de gerar renda para artistas negrxs e instituições sociais que atendem pessoas negras.

Para estas ações, o festival convida a todes para contribuir com a campanha, doando qualquer quantia através do link https://www.gofree.co/imunidadesonora

Concebido como um festival itinerante de música negra, o IMuNe é o único no Brasil com essas características.

 “IMuNe Experience” foi o encerramento do Festival IMuNe 2020, mas não da plataforma de ações IMuNe, que segue lançando videoclipes até novembro.

O próximo clipe é “Quem É Você”, composição de Bia Nogueira, que será lançado no dia 05/10 no Youtube e no dia 09/10 em todas as plataformas de streaming.

Faça o pré-save: https://tratore.ffm.to/quemevoce

“‘Quem é você?’ é uma música sobre liberdade e emancipação. Me inspirei num vídeo sobre relacionamentos abusivos chamado “Não Tire o Batom Vermelho” da youtuber Jout Jout para escrever a letra.

Queria fazer uma música que criticasse, de maneira debochada e leve, o conservadorismo, o machismo, a homofobia e toda forma de opressão. 

Acredito muito na potência revolucionária da festa, da felicidade e da celebração, principalmente nesse contexto de isolamento social no qual estamos vivendo”, afirma Bia Nogueira, compositora da música e idealizadora do Coletivo IMuNe.

Até agora, o coletivo IMuNe lançou três clipes.

Assista “PODEMOS FAZER”:

https://youtu.be/sMCpsvGw3eI

Assista “ME DEIXA DANÇAR”:

https://youtu.be/Tuwd0X3q1yA

 

Assista “MOVIMENTO É PODER”:

https://youtu.be/WIkXcKsODe8

Os próximos lançamentos no YouTube do IMuNe:

 

05 de outubro (segunda) – Quarto Clipe: “QUEM É VOCÊ?”

19 de outubro (segunda) – Quinto Clipe: “PRA LIMPAR TERREIRO”

02 de novembro (segunda) – Sexto Clipe: “PRETA IABÁ”

16 de novembro (segunda) – Sétimo Clipe: “TAURINA”

30 de novembro (segunda) – Oitavo Clipe: “MINHA GANG”  

O IMuNe reforça que – mais do que uma tendência dos tempos atuais – o antirracismo é uma necessidade urgente.

A visibilidade do movimento antirracista está apenas começando.

O Festival IMuNe 2020 quer ocupar todos os canais online e offline com a música produzida por pessoas negras, assim como fomentar suas respectivas carreiras.

O festival IMuNe foi selecionado por Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura de Minas Gerais (LEIC), ao lado de Bemti, Azul Flamingo, Sara não Tem Nome e Malta (Mulheres da América Latina reunidas pelo Tambor), por exemplo. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para 122 projetos de música até 2019, como Fernanda Takai, Lô Borges e Meninos de Araçuaí.

“Este projeto, assim como os demais selecionados pelo edital Natura Musical, tem a potência de gerar impacto positivo no ecossistema onde está inserido.

Isso se traduz em ações de inclusão, apoio à diversidade e educação. São pilares que impulsionam as mudanças que desejamos vivenciar no mundo”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.

O que é o IMuNe?

Formado por Bia Nogueira, idealizadora do coletivo, Cleópatra, Gui Ventura, Maíra Baldaia, Raphael Sales e Rodrigo Negão, o IMuNe surge como plataforma de criação artística que conecta presencial e virtualmente pessoas negras da música, desconstruindo o nosso infeliz histórico de invisibilização devido ao racismo estrutural e revelando potências que vibram cada vez mais.

O projeto IMuNe – Instante da Música Negra, nasce em 2016, com a ideia de reunir novos nomes da música mineira, promover encontro entre gerações, distribuir produtos fonográficos, produzir conteúdo musical como videoclipes, programas de web, gerar um banco de dados online e conduzir carreiras de artistas.

Mais do que tudo, um espaço para provocar questionamento: “quais são os instantes em que a música produzida por negros ocupa os palcos e meios de comunicação no Brasil?”

A interrogação lhes provoca vontade de debater acerca do racismo.

Em quatro anos de atuação, o grupo já desenvolveu diversas ações de incentivo em cidades como Belo Horizonte, São Paulo e Juiz de Fora:  Mostra IMuNe, que selecionou mais de 30 músicos pretos para apresentações em Belo Horizonte.

O primeiro Festival IMuNe em 2016, que teve Chico César como homenageado; Mostra Permanente IMuNe;  IMuNe em Festa; IMuNe in Festa: Mostra IMuNe São Paulo; Mostra IMuNe no Aquilombô e muitos outros.

Agora, em 2020, o Coletivo IMuNe amplia suas ações tornando-se também um grupo musical formado por seus seis integrantes – Bia Nogueira, Cleópatra, Gui Ventura, Maíra Baldaia, Raphael Sales e Rodrigo Negão, onde todos cantam, tocam e compõem, lançando oito videoclipes para marcar essa estreia enquanto banda.

Sobre Natura Musical

Natura Musical é a principal plataforma de patrocínio da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 159 milhões no patrocínio de 467 projetos – entre CDs, DVDs, shows, livros, acervos digitais, documentários e projetos de fomento à cena. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais.

Em 2020, o edital do programa selecionou 41 projetos em todo o Brasil.

A plataforma digital do programa leva conteúdo inédito sobre música e comportamento para mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais.

Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com cerca de 120 shows ao longo de 2019.

 

Assista ao IMuNe Experience:

https://www.youtube.com/IMuNeoficial

Campanha Imunidade Sonora – contribuição livre:

https://www.gofree.co/imunidadesonora

 

IMuNe redes sociais:

Facebook | Instagram | YouTube

 

Videos

Darick Gyorgy – Keep On Dancing (feat. Chad Gerber) [Lyric video]

Ver Mais

Lari Hi, Pump Gorilla, Leandro Buenno – Acalma a Alma (Clipe Oficial)

Ver Mais

Alex Joker, Etto – Why So Serious? (Official Music Video)

Ver Mais

Double Shot, Adriano Pagani – Just Like You (Vídeo Oficial)

Ver Mais

Feeling Pump – Freakish Girl (Clipe Oficial)

Ver Mais

Balma, Carmen Guttilla – Midnight Sun (Music Video)

Ver Mais

DJ SOUND TV – Sofi Tukker live Audio Club, São Paulo, Brazil

Ver Mais

DJ SOUND TV – Chemical Brothers “Hey Boy, Hey Girl” live Sonar SP 2015

Ver Mais

DJ SOUND TV – Ultra Rio Festival 2017

Ver Mais