SOUNDCLOUD novos horizontes e decisões

DJ SOUND

SOUNDCLOUD novos horizontes e decisões

O mercado de plataformas difusoras de músicas aumentou nos últimos anos e criou empresas e oportunidades com o Soundcloud.

No Soundcloud muitos DJs e produtores musicais viram a oportunidade de uma vitrine para seus trabalhos, no qual muitos foram descobertos por selos e grandes gravadoras nos últimos anos.

A PRS, sigla da Performing Rights Society vem a cinco anos tentando acordos infrutíferos para resolver a questão dos streams (“plays”) no Soundcloud de músicas de artistas e gravadoras que são associadas a ela como Sony Music e Universal Music.

O Soundcloud gera dinheiro com seus serviços de assinatura para quem hospeda suas músicas e ao mesmo tempo não paga os plays dos artistas associados as editoras, tanto artistas como editoras (publishing) e gravadoras querem participar da fatia do lucro do Soundcloud.

UniversalA Universal Music cujo capital societário compreende grupos bancários foi a primeira a acender o cachimbo da paz dizendo ter fechado acordo com o Soundcloud.

Com isso será capaz de monitorar os streams e monetizar-se de forma correta onde até então não ganhava.

O resultado do acordo pode culminar no serviço de assinatura do Soundcloud para os usuários, segundo diretor de conteúdo da plataforma.

somy music

Na sequência a Sony Music maneja um acordo para ficar em par com a Universal Music, onde ambas tem negócios em conjunto ao serem donas de boa parte do capital do canal Vevo de vídeos.

No mercado brasileiro a pressão da PRS e de outras associações autorais como ASCAP, Burma, Gema, Biem; podem ser ainda mais devastadoras e tirando a possibilidade real de artistas brasileiros de música eletrônica usarem o Soundcloud como hospedeiro para seus remixes e versões (mashups) ilegais (“bootlegs”).

A pergunta é: existiriam tais artistas brasileiros hoje se acordos como esse pelo qual o Soundcloud passa agora tivessem  sido adotados antes?

De uma forma ou de outra o mercado musical continuará vivendo mudanças com os avanços tecnológicos e os problemas advindos com eles que necessitam de regulamentação específica e nem sempre a lei acompanha a rapidez tecnológica.

Os empresários e também muitos artistas que você gosta estão de olho em números para encherem seus cofres ainda mais ou ajudar a pagar as contas.

www.soundcloud.com

By Lucas Mazzon

 

 

Print Friendly

Comente