Sonar Barcelona, 1º dia de calor com Brian Eno e Jean Michel Jarre

DJ SOUND

Sonar Barcelona, 1º dia de calor com Brian Eno e Jean Michel Jarre

Céu azul em Barcelona, Espanha e um calor na casa dos 24 graus que parecia ainda maior, típico de Brasil, mostrando que o verão da Europa é sempre quente no clima e nos eventos que explodem pelo velho continente nesta época do ano.

SonarDay por Ariel Martini

SonarDay por Ariel Martini

Credenciais na mão num ótimo receptivo na chegada ao Sonar Festival de Barcelona em sua 23ª. edição (leia mais: http://www.djsound.com.br/sonar-barcelona-2016-festival-anuncia-line-up-completo-2/), e adentramos novamente no universo deste festival incrível, que merece ser visitado ao menos uma vez na vida; e perguntando para as pessoas presentes vemos que muitas vieram em mais de quatro edições nos últimos anos, mostrando que o festival cativa na sua essência de unir música (DJs e muitos shows ao vivo (marca do festival!)), arte, tecnologia, debates.

IMG_4114

Sonar, Barcelona – Espanha

É um dos poucos festivais onde quase tudo vale muito a pena, até mesmo poder deitar no chão e curtir a movimentação do público vindo de todas as partes do planeta.

IMG_4112

O Sonar chegou a inspirar alguns outros festivais pelo mundo que flertaram com elementos encontrados aqui, e até ajudaram a moldar conferências de música eletrônica como ADE (Amsterdam Dance Event), Winter Music Conference (WMC) Miami, e até o Ibiza Summit de Pete Tong, principalmente no conteúdo das palestras.

Voltando a programação do festival que esta dividida em oito espaços (stages) distintos, o dia foi para aproveitar o Sonar Day com apresentações vibrantes como a de Recondite, onde muita cerveja embalou os grooves do cara embaixo de sol forte.

Jean Michel Jarre no Sonar

Jean Michel Jarre em painel do Sonar

Outro pavilhão recebia o Sonar+D com palestras e uma de alto impacto logo de início, com ninguém menos que Brian Eno (tido como um dos pais da “Ambient Music” (ou Lounge Music),  e que já trabalhou com U2 entre outros artistas.

Brian Eno

Brian Eno

Já o Sonar Club com a programação dos DJs e lives, é a parte noturna do festival que vai madrugada adentro para os mais guerreiros.

IMG_4147

Ao anoitecer (aqui escurece por volta das 22h), às 19h foi hora de entrar no Sonar+D que trouxe o francês Jean Michel Jarre, pela primeira vez fazendo parte da programação do festival (ele frequentou algumas edições anteriores do Sonar como parte do público), ele foi tema de um painel “Pioneiro na Fusão de Imagem e Som”, que teve transmissão por streaming para todo o mundo em tempo real (saiba mais: http://www.djsound.com.br/jean-michel-jarre-faz-palestra-ao-vivo-direto-do-sonar/), e lotou um auditório inclusive com artistas (como DJs e produtores) que também se apresentam no Sonar.

SonarDay já anunciando datas para 2017 por Asis Gonzales

SonarDay já anunciando datas para 2017, em 15,16 e 17 junho – por Asis Gonzales

A DJ Sound inclusive foi um dos primeiros veículos do mundo todo a por fotos do evento com o artista na internet em tempo real (orgulho!), vídeos também (confira no instagram da @djsoundtv).

O francês tido como Midas da música sintetizada faz seu show no Sonar nesta  sexta (17/06) dando largada na sua tour “Electronica”, promovendo o seu novo álbum homônimo.

Kelela em Live no Sonar por Ariel Martini

Kelela em Live no Sonar por Ariel Martini

Há muito mistério em torno do show que será apresentado por Jarre, no galpão de equipamentos estão mais de uma centena de cases de equipamentos (numerados), além de haverem rumores da participação de Edward Snowden (que deu sua voz para a música “Exit” do novo álbum de Jarre “Electronica” – leia mais: http://www.djsound.com.br/jean-michel-jarre-lanca-novo-album-com-participacoes-de-jeff-mills-peaches-pet-shop-boys/ ), em aparição no palco como pessoa física.

Para quem não sabe Snowden é um analista de sistemas, ex-administrador de sistemas da CIA (serviço secreto americano), e ex-contratado da NSA, que tornou públicos detalhes de vários programas que constituem o sistema de vigilância global da NSA americana vigiando vários países, incluindo governos (como a até então presidente Dilma Roussef do Brasil), e até pessoas comuns num escândalo global de invasão de privacidade criticado por muitos governos inclusive na ONU e Unicef (onde Jarre é embaixador).

Snowden vive sob proteção, e sua localização é desconhecida pois é ameaçado de morte inclusive pelo próprio governo americano.

IMG_4145

Seja no palco fisicamente ou num telão isso causa um certo furor a mais em relação ao show de Jarre que promete parar tudo nesta sexta, vários produtores musicais e DJs incluindo Richie Hawtin estarão na plateia (pista) a partir das 22h desta sexta.

Os after party´s também rodeiam a programação do Sonar em vários pontos de Barcelona e a festa showcase do selo Ellum de Maceo Plex foi uma das mais concorridas na noite de quarta-feira (15/06), tendo o DJ Rebolledo como um dos destaques açoitando os ouvidos e corpos com bons grooves.

IMG_4152

Dormir, hidratar-se e passar protetor solar estão entre as obrigações dos foliões para aguentar a maratona dos três dias do Sonar.

Sobrevivemos ao primeiro com glórias!

Veja o videoclipe de “Exit” de Jean Michel Jarre com Edward Snowden na Vevo:

Imagem de Amostra do You Tube

by Gonçalo Vinha

pics by Ariel Martini e Asis Gonzales

Print Friendly, PDF & Email

Comente