Pet Shop Boys, bullying, Marvel Comics, Folk, Heavy Metal e recordes

DJ SOUND

Pet Shop Boys, bullying, Marvel Comics, Folk, Heavy Metal e recordes

Quando juntaram forças em 1981, o vocalista Neil Tennant e o tecladista Chris Lowie formaram um dos duetos mais famosos e bem sucedidos da música britânica de todos os tempos, alias a mais bem sucedida dupla da música pop de seu país, onde receberem o título de “Sir” das mãos da rainha Elizabeth.

Chegaram 42 vezes ao top 30 na Inglaterra liderando as paradas por semanas desde o início da carreira com hits atemporais como “West End Girl”, “Go West”, pondo a terra da rainha na rota do som dos sintetizadores na cena pós-punk que impregnou a Inglaterra, e aonde um sintetizador chegava a custar mais barato que uma guitarra elétrica ou até mesmo uma bateria acústica.

Neil Tenant que até antes do Pet Shop Shop Boys era jornalista da revista inglesa Smash Hits, uma das bíblias da música (de nós jornalistas e também de vários fãs de música), e anteriormente editor correspondente da Marvel Comics,  sofria bullying dos colegas de trabalho com sua voz anasalada, que muitos duvidavam que pudesse ser usada para cantar (até então ele só tinha demos no violão que domina com maestria, e um passado numa banda Folk).

Pet Shop Boys, em Live

No fim o sucesso avassalador do Pet Shop Boys deu um tapa na cara dos incrédulos e maldosos colegas (?!) de trabalho.

Chris Lowie sempre gostou de moda e tecnologia adotando os sintetizadores como arma para expressar sua música, depois de um passado com instrumentos acústicos, uma passagem por banda de Heavy Metal e até uma de Jazz.

Quis a vida que os dois se conhecessem numa loja de discos e dai nasceu uma amizade e posteriormente o Pet Shop Boys.

A dupla nunca deu muitas entrevistas, o código para se comunicar com imprensa e fãs sempre foi a sua música e o visual dos shows, e a produção de moda sempre como modelos absurdos de incríveis (muitos assinados por famosos estilistas como Versace, Galliano), que se tornaram verdadeiras obras de arte do show business musical.

O som dos Pet Shop Boys sempre teve apelo para as pistas seja nas versões originais como nos excelentes remixes, Pete Tong é um fã incondicional fazendo os lançamentos da dupla em seu famoso programa na BBC Radio 1 inglesa, com picos de audiência ao executar músicas destes rapazes.

A “Super Tour” (iniciada em 2016), do Pet Shop Boys chega ao Brasil neste mês de setembro (saiba +: http://www.djsound.com.br/?s=pet+shop+boys), com destaque para o show na capital paulista dia 19/09 (ingressos à venda para todo Brasil pelo link: https://www.ingressorapido.com.br/compra/?id=58041#!/tickets), onde promovem o novo álbum “Super” (o 13º. Da carreira), lançado pela gravadora alemã K7 com distribuição mundial pela gigante Sony Music.

Pet Shop Boys

Um passado musical interessante:

Quem ouve os Pet Shop Boys atuais não imagina o passado musical dos seus integrantes que nada tem a ver com a sonoridade que fez o mundo todo ficar a seus pés.

Neil Francis Tennant nasceu em 1954, no dia 10 de julho, em North Shields, Inglaterra.

Em 1959, quase cinco anos depois, em quatro de outubro, nascia Christopher Sean Lowe, em Blackpool, também na Inglaterra.

A inclinação para a música começou cedo: Neil compunha desde os 11 anos de idade e Chris tocava trombone e piano também desde pequeno.

Entre 70 e 71, Neil tocou violão e cantou numa banda Folk chamada Dust.

Em 72, mudou-se para Londres para estudar história na Polytechnic of North London.

Chris chegou a ser tecladista numa banda Heavy chamada Stallion, na escola onde estudava.

Na mesma escola fazia parte da orquestra tocando trombone, além de ser um dos 7 integrantes de uma banda de Jazz local: One Under The Eight.

Em 78 foi estudar Arquitetura na Liverpool University.

Os dois se conheceram em 81, numa loja de discos de King’s Road – Neil já trabalhava como crítico musical e Chris estagiava como arquiteto.

De um simples bate-papo sobre gostos musicais surgiram os Pet Shop Boys.

Pet Shop Boys – Neil Tennant e Chris Lowie

No início eles se denominaram West End (região da cidade de Londres), mas depois adotaram definitivamente o nome “Pet Shop Boys” por causa de uns amigos de Chris que trabalhavam numa loja de animais de estimação.

Confira um pouco do show da “Super Tour” de vários ângulos nesta apresentação gravada em Moscow:

by Gonçalo Vinha

Print Friendly, PDF & Email

Comente